skip navigation

Dicionário de transporte

Entradas do léxico

A B C D E F G H I J K L M N P R S T U V

Agora, já pode criar os seus processos de logística e transporte com rapidez e simplicidade. Quer esteja na fase de contactos iniciar para um transporte, na parte de execução ou na gestão de ordens e contratos, o Smart Logistics System da TIMOCOM tem a aplicação certa para as suas necessidades e grau de digitalização.

CMR

CMR é um tratado internacional sobre o transporte terrestre transfronteiriço de mercadorias.

CMR é uma abreviatura de „Convention relative au contrat de transport international de marchandises par route“, em português: Convenção relativa a contrato de transporte internacional de mercadorias por rodovia O tratado regula adjudicação e processamento de ordens, responsabilidade por atraso bem como perda ou dano da mercadoria transportada. O tratado contém ademais disposições concernentes a reclamações e para casos de transportadores sucessivos. Caso um assunto não esteja suficientemente regulamentado pelo CMR, aplica-se o direito nacional. O tratado refere-se exclusivamente ao carregamento de veículos rodoviários. Contentor ou caixas móveis não são considerados veículos para efeitos de CMR. Para este tipo de transportes internacionais emite-se um documento de transporte padrão.

História
O tratado foi criado em 1956 Inicialmente foi assinado por 10 países Os membros fundadores do CMR foram Bélgica, Alemanha, França, Luxemburgo, Holanda, Áustria, Polónia, Suécia e Suíça.

A República Federal da Alemanha ratificou o tratado em 1961 e a RDA em 1974. Atualmente todos os países europeus aderiram, além disso dois países africanos (Marrocos e Tunísia) assim como vários países da Asia Central e Oriente Médio

O conceito
O termo CMR refere-se ao tratado propriamente dito, ainda que na prática emprega-se (equivocadamente) para denominar acarta de transporte CMR. Este formulário padrão só é obrigatório em transportes transfronteiriços quando (como mínimo) o país de origem ou de destino da mercadoria seja um país aderido a CMR. No dia-a-dia, entretanto, também se utiliza com frequência nos transportes nacionais.

Torne-se um especialista no setor

Inscreva-se aqui e receba regularmente artigos relevantes que vão simplificar a sua atividade diária e alargar os seus horizontes comerciais.

Inscrição no boletim eletrónico

Todos os campos assinalados com um * são obrigatórios e têm de ser preenchidos.

Com o envio do formulário de registo (Registe-se), confirma a aceitação das nossas diretrizes de proteção de dados.

Subscrição do boletim eletrónico


Os seus dados pessoais (endereço de correio eletrónico, apelido e nome próprio) serão retransmitidos para o envio de informações da TIMOCOM GmbH à base de dados da SC-Networks GmbH (tribunal de registo: Tribunal de Comarca de Munique, número de registo: HRB 14 65 73), Enzianstr. 2 in 82319 Starnberg. A SC-Networks GmbH submete-se à Lei de Proteção de Dados Federal assim como às instruções da TIMOCOM GmbH.

ir para cima