skip navigation

Dicionário de transporte

Entradas do léxico

A B C D E F G H I J K L M N P R S T U V

Agora, já pode criar os seus processos de logística e transporte com rapidez e simplicidade. Quer esteja na fase de contactos iniciar para um transporte, na parte de execução ou na gestão de ordens e contratos, o Smart Logistics System da TIMOCOM tem a aplicação certa para as suas necessidades e grau de digitalização.

ADR

ADR (mercadorias perigosas)

ADR é o nome do Tratado Europeu sobre mercadorias perigosas. Contém regulamentos para o tráfego relacionados a embalagem, fixação da carga e rotulagem de mercadorias perigosas.

O conceito

ADR é a abreviatura de "Accord européen relatif au transport international des marchandises dangereuses par route“ em português "Tratado Europeu sobre transporte internacional de mercadorias perigosas por rodovia". O conceito internacional ADR é tão difundido no setor de transporte que quase todos que pertencem ao setor em qualquer país do mundo entendem seu significado.

História

O Tratado foi assinado em 1957 em Genebra, mas entrou em vigor somente no final de janeiro de 1968. A cada dois anos é revisado para adaptá-lo aos novos conhecimentos técnicos e jurídicos. Hoje são membros todos os países da UE, o ADR é legalmente válido graças a um regulamento da UE. Além disso, actualmente todos os demais países europeus aderiram ao Tratado assim como Marrocos, Tunísia e alguns países da Ásia Central que antes pertenciam a União Soviética. No total o Tratado ADR tem actualmente 48 países membros (em junho de 2017)

As disposições

Todo motorista de camião que transporta mercadoria perigosa necessita uma licença de mercadoria denominado oficialmente como "Licença de capacitação ADR". É válida por cinco anos e extingue-se automaticamente caso não seja renovada antes. Para isto o motorista deve realizar um curso de atualização

Toda empresa que transporta regularmente mercadorias perigosas necessita pelo menos um conselheiro de mercadorias perigosas. Ele é responsável pelo cumprimento das disposições e obrigações sobre mercadorias perigosas.

Todo camião que transporta mercadoria perigosa necessita um equipamento especial.. Isto inclui, por exemplo, sinais de advertência laranja dobráveis, capacete e óculos de proteção assim como dois extintores de incêndio.

Torne-se um especialista no setor

Inscreva-se aqui e receba regularmente artigos relevantes que vão simplificar a sua atividade diária e alargar os seus horizontes comerciais.

Inscrição no boletim eletrónico

Todos os campos assinalados com um * são obrigatórios e têm de ser preenchidos.

Com o envio do formulário de registo (Registe-se), confirma a aceitação das nossas diretrizes de proteção de dados.

Subscrição do boletim eletrónico


Os seus dados pessoais (endereço de correio eletrónico, apelido e nome próprio) serão retransmitidos para o envio de informações da TIMOCOM GmbH à base de dados da SC-Networks GmbH (tribunal de registo: Tribunal de Comarca de Munique, número de registo: HRB 14 65 73), Enzianstr. 2 in 82319 Starnberg. A SC-Networks GmbH submete-se à Lei de Proteção de Dados Federal assim como às instruções da TIMOCOM GmbH.

ir para cima