05.09.2013

Cooperação como factor de inovação: compromissos com resultados práticos

TimoCom aposta forte na formação, investigação e desenvolvimento

(1)

Düsseldorf, 2013-08-15. As instituições de ensino e as empresas queixam-se frequentemente da discrepância entre a investigação e o desenvolvimento, o ensino e a formação contínua, reclamando uma integração mais profunda. A TimoCom, na qualidade de empresa prestadora de serviços de TI e líder europeu das bolsas de cargas e camiões, faz uma aposta no diálogo e apoia projectos precisamente com esse fim em vista: em escolas, institutos superiores e universidades de toda a Europa.

TimoCom transmite "know-how" a estagiários

Os requisitos que o mercado de trabalho estabelece para os jovens recém-formados são exigentes. Muitas vezes, um factor determinante para entrar no mercado de trabalho é um forte conhecimento prático. "Temos consciência da nossa responsabilidade social e empresarial", declara Christiane Beulen, colaboradora do departamento de recursos humanos da TimoCom. "A transmissão prática de conhecimentos aos recém-formados é indispensável no sector das TI por força da inovação tecnológica", prossegue Christiane Beulen. Assim, no âmbito de uma parceria regional com a escola profissional de Hilden, oferecemos regularmente "workshops" para formandos no domínio da informática. André Münz, coordenador das "workshops", é claro quanto à importância deste modelo: "A aquisição de métodos de boas práticas e a auto-aprendizagem são essenciais para a carreira profissional futura." Além disso, o operador de bolsas de cargas também marca regularmente presença em feiras de emprego universitárias e outras iniciativas para estudantes, oferecendo estágios, incluindo para outras áreas. Com efeito, a TimoCom considera que a formação dos jovens começa antes de entrarem na empresa. Todo este empenho é também acolhido de braços abertos pelos docentes, pois acabam por beneficiar igualmente das formações complementares.

 

Contacto com a realidade do mercado dos transportes

Com a bolsa de cargas e transportes e com a plataforma online para concursos de transporte, a TimoCom disponibiliza duas plataformas de adjudicação que optimizam a actividade do sector dos transportes em toda a Europa. A cooperação com escolas e universidades de outros países também é uma realidade. Por intermédio das acções de formação ministradas na língua de cada país, os alunos mais avançados do ensino secundário e superior tomam contacto prático com a realidade do sector. Além do papel das bolsas de cargas no transporte rodoviário de carga, é também feita uma demonstração prática da aplicação Web no computador. "Na vida profissional, a utilização de ferramentas da TimoCom será habitual para a maioria deles, pois facilitam o dia-a-dia da expedição", afirma Tina Pandza, responsável pelo mercado esloveno na TimoCom. Deste modo, os futuros técnicos e engenheiros de logística obtêm um conhecimento ainda mais aprofundado da ligação entre os sectores inovadores das TI e da logística.

 

Ampliar as perspectivas de emprego no sector da logística

Graças às iniciativas da empresa de TI, deverá tornar-se mais fácil a decisão sobre o futuro profissional e também o acesso ao mercado de trabalho. "No final de cada acção de formação, a TimoCom dá aos formandos um certificado de participação, que estes podem acrescentar ao seu currículo e poderá ser um factor decisivo na procura de emprego", enfatiza Dirk Hardy, docente na escola profissional de Hilden. São já muitos os empregadores que, em bolsas de emprego ou através do instituto de emprego, procuram funcionários com conhecimentos de ferramentas TimoCom. Há também manuais de formação para agentes transitários que já contemplam o modelo prático da bolsa de cargas e camiões TC Truck&Cargo®. A associação Transportbotschafter e.V. (Os embaixadores dos transportes), que conta com o apoio da associação Deutsche Speditions- und Logistikverbandes e.V. (DSLV) e da TimoCom, é bem demonstrativa de como este compromisso deveria começar ainda mais cedo. A iniciativa "Futuro da logística" dirige-se especificamente aos futuros profissionais da logística em turmas de finalistas, centros de informação de emprego e feiras de emprego. "Numa altura marcada pela falta de mão-de-obra qualificada, queremos despertar o interesse para uma carreira no sector da logística num mundo profissional tão diverso", explica a embaixadora dos transportes Hanna Frese.

 

Projectos conjuntos para um futuro verde

Porém, a noção de trabalho em rede vai um passo mais além. Os projectos de investigação actuais têm como objectivo o desenvolvimento de conceitos de logística "verdes", para tornar as empresas mais eficientes e sustentáveis do ponto de vista ecológico. No final de Junho teve início o projecto conjunto "Green²: Green Logistics im Agrobusiness", no qual participam, ao todo, 22 empresas e institutos superiores da Alemanha e dos Países Baixos. Sendo uma empresa "verde", a TimoCom contribui com o seu conhecimento especializado em temas como a redução do consumo de energia e emissões de Co2, bem como a melhoria de processos de armazenagem e transporte. Com efeito, a logística "verde" permite melhorar a competitividade e oferece perspectivas inovadoras para o futuro do mercado da logística. Acaba por ser um argumento de força, que além de ter efeitos monetários práticos também tornará o sector mais apelativo para os jovens.

Descarregar o comunicado de imprensa
ir para cima