Atrasos nos pagamentos: O que fazer quando o cliente não paga?
Três sugestões do serviço de cobrança para a gestão de valores a receber
O transporte está concluído, mas a conta da empresa permanece vazia. Qualquer operador de logística parte do princípio de que após recebimento das mercadorias também a fatura será paga pelo cliente. Quase todas as empresas conhecem situações em que o parceiro de negócios paga demasiado tarde ou nem sequer paga. Se o prazo de pagamento for ultrapassado, pode dirigir-se a um advogado. Contudo, o recurso aos juristas só deve ser uma opção quando todos os outros meios estiverem esgotados. Partilhamos consigo três sugestões para os empresários lidarem com faturas pendentes de pagamento e receberem o seu dinheiro.
1.º Emita uma fatura
Parece simples, mas é importante. Quando mais cedo emitir uma fatura e a enviar ao cliente, mais depressa virá o pagamento. Indique claramente a data de vencimento do montante da fatura. Isto proporciona clareza para todos os intervenientes e, assim, o cliente sabe até que dia tem de efetuar os pagamentos. Em geral, as empresas optam por um prazo de 30 dias.
2.ª Contate o parceiro de negócios
Se o dinheiro do adjudicante não for recebido no prazo acordado, faz sentido agir de imediato. É pouco provável que o cliente não tenha efetuado o pagamento por maldade. Procure estabelecer comunicação com o seu parceiro de negócios. Pode ser uma conversa ou uma notificação a relembrar o montante pendente de liquidação. Formule um texto objetivo e ordenado, indicado o assunto específico e os seguintes elementos:
- tipo de prestação de serviço, data e número da fatura;
- montante;
- prazo de pagamento, com a data exata;
- consequências de não efetuar o pagamento.
3.ª Contrate um serviço de cobranças
Se, após uma conversa ou uma notificação por escrito, a fatura continuar por pagar, não deve baixar os braços demasiado cedo. Antes de recorrer a um advogado e ir a tribunal, um serviço de cobrança pode entrar em ação para recuperar o seu dinheiro. O Serviço de cobrança internacional da TIMOCOM está à disposição dos utilizadores do Smart Logistics System em toda a Europa sempre que necessário. O serviço pode ser contratado online com toda a comodidade. Falantes nativos de 25 línguas assumem o papel de mediadores neutros, com vista a fazer valer as suas pretensões. A equipa do Serviço de cobrança da TIMOCOM tem um histórico de sucesso superior a 86 %.
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