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Três estrelas da logística: cooperação para a implementação de interfaces inteligentes

A TIMOCOM e a translogica dão apoio à Quehenberger Logistics na automatização dos processos de transporte

Visões tornam-se realidade com a aplicação de tecnologia moderna

Caso de sucesso da Quehenberger Logistics GmbH & TIMOCOM

A empresa de FreightTech TIMOCOM está no setor da logística desde 1997, tendo vindo a desenvolver um trabalho inovador com o objetivo de otimizar e automatizar os processos de transporte. A par da constante expansão do Smart Logistics System, esta empresa especializada em TI e dados também aposta no desenvolvimento das suas três interfaces (API). Entre as principais vantagens das interfaces Bolsa de Cargas, Ordens de Transporte e Localização conta-se o aumento da eficiência em termos de tempo, custos e processos. Estas vantagens já são uma realidade para os mais de 45 000 clientes em toda a Europa que utilizam sistemas de telemática, ERP e gestão dos transportes.

Entre estes clientes conta-se também a Quehenberger Logistics GmbH, que aposta no sistema de gestão de documentos de transporte (TDMS) translogica da TRANSLOGICA GmbH para a execução dos processos de logística internos, numa colaboração que já dura há vários anos. Para servir o mercado europeu, a Quehenberger também confia noutra empresa inovadora com gestão familiar: a TIMOCOM. Otimizar a carga dos 250 veículos próprios e a ocupação dos 520 000 m² de espaços de armazém e logística de forma eficiente e de modo a gerar ganhos é tão central para a Quehenberger Logistics como o desejo de executar tudo em processos simples, automatizados e transparentes.

Quehenberger Logistics GmbH

Sucesso na digitalização dos processos de transporte graças às interfaces

“A TIMOCOM tem um enorme valor na nossa empresa”, afirma Christian Fürstaller, CEO & Managing Partner da Quehenberger Freight GmbH. “A nossa empresa quer ser pioneira em matéria de digitalização. Isso influenciou fortemente a nossa decisão de adotar as interfaces da TIMOCOM.”

Steven van Cauteren, TIMOCOM Head of Key Account & Partner Management, acrescenta: “O nosso cliente tem a visão de ser a melhor empresa de logística de média dimensão da Europa Central e Oriental. A TIMOCOM tem a visão de criar um mundo sem desafios logísticos. A nossa experiência e as nossas soluções sob a forma de três APIs permitem que ambas as visões fiquem um pouco mais próximas da realidade.”
A Quehenberger Logistics ultrapassa os obstáculos do quotidiano, que se acumularam com a utilização simultânea de vários sistemas, através da implementação das três interfaces.

Iniciação e contratação: simplificado, digitalizado, vinculativo

A implementação da interface Bolsa de Cargas no sistema translogica permite à Quehenberger transmitir ofertas de cargas e camiões com um simples clique do TDMS para o Smart Logistics System. Resultado: evitam-se introduções de dados duplicadas e erros de transmissão, e aumenta a eficiência a nível de tempo, custos e trabalho. O alcance aumenta imediatamente para mais de 45 000 potenciais parceiros de negócios.
Hansjörg Haller, CEO da TRANSLOGICA GmbH, descreve a cooperação: “Graças à agilidade de ambos os parceiros, criou-se uma simbiose perfeita, a qual já permitiu alcançar resultados excecionais em curtos intervalos de desenvolvimento”. “A colaboração entre a TIMOCOM e a translogica proporciona ao utilizador uma interface intuitiva. A usabilidade pode ser comparada a um portal de viagens, como o trivago, pois apenas são necessários alguns cliques para a celebração de um contrato juridicamente vinculativo.”

Interfaces como chave para a automatização

Até aqui, esta celebração contratual envolvia uma longa troca de mensagens de correio eletrónico entre a Quehenberger Logistics, na qualidade de adjudicante, e o adjudicatário respetivo. Agora, o envio da ordem é assegurado pela interface Ordens de Transporte, que também está integrada no sistema translogica. Também o envio de documento necessários a ambas as partes se processa de modo totalmente digital e juridicamente vinculativo, por exemplo, para o transporte de carga perigosa, e permite a aceitação direta da ordem. A interface documenta todas as alterações de estado autonomamente no sistema. Além disso, também efetua o arquivamento de dados (de base) relevantes.
Neste aspeto, a Quehenberger Logistics dá um importante passo para se aproximar dos seus adjudicatários: os dados dos anexos de correio eletrónico tinham, até agora, de ser transferidos por parte dos adjudicatários manualmente para o TMS. Com a automatização permitida pela interface, evita-se esta interrupção entre meios e a Quehenberger Logistics simplifica bastante os processos de trabalho internos dos parceiros de negócios.
“Em especial no que se refere à eficiência, a utilização do sistema trouxe-nos muitas melhorias. Graças à interface Ordens de Transporte, a adjudicação pode processar-se sem interrupções de meios. A integração inteligente no sistema translogica permite tudo isto em apenas alguns cliques”, afirma com entusiasmo Christian Fürstaller. “Em sentido inverso, também sentimos esta vantagem quando estamos no papel de adjudicatário.”

Até ao subcontratado: visibilidade em tempo real na cadeia dos transportes

Onde está a mercadoria? Quando será entregue? Para a Quehenberger Logistics e os respetivos parceiros contratuais, estas também são duas das perguntas mais importantes durante a realização dos transportes acordados. Neste domínio, a interface Localização dá uma ajuda. A interface envia os dados de GPS atualizados relativos aos veículos autorizados para localização em tempo real para o adjudicante.
“A Quehenberger Logistics pretendia reencaminhar o número de localização também para subcontratados, de forma a assegurar a máxima transparência”, explica Steven van Cauteren.
Na prática, o cliente recebe os dados de GPS dos veículos autorizados automaticamente no respetivo TMS e, além disso, pode partilhá-los. A TIMOCOM recomenda partilhar geralmente os dados de localização dos parceiros contratuais, pois contribui fortemente para criar confiança mútua. Além de especialista em TI e dados, a TIMOCOM também funciona neste caso como fornecedor de dados. As informações agregadas de 265 dos maiores fornecedores de telemática são apresentadas aos utilizadores no ambiente de trabalho a que estão habituados. Os utilizadores podem ainda comparar no software de planeamento os dados de GPS fornecidos pelo sistema translogica com o horário de entrega acordado. No passo seguinte, é possível determinar a hora de chegada através deste software. É uma grande mais-valia no que toca à segurança no planeamento.

Facto: três interfaces, um processo de transporte fluido

TIMOCOM, translogica e Quehenberger Logistics estão de acordo: a digitalização e a logística são indissociáveis e ainda não esgotaram todas as suas possibilidades.
“Se a utilização das nossas interfaces Bolsa de Cargas, Ordens de Transporte e Localização já garante a fluidez do processo de transporte e evita interrupções em pontos decisivos, o setor ainda pode esperar por mais novidades”, profetiza Van Cauteren. A pandemia de coronavírus de 2020 demonstrou o potencial que a digitalização e a automatização têm para o setor da logística. A TIMOCOM irá continuar a ter um papel determinante na digitalização da logística e estará ao lado dos seus clientes, como pioneira e como companheira, com o Smart Logistics System como base e também com expansões lógicas, por exemplo, sob a forma de interfaces.

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