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Dar e receber avaliações relativas a ordens de transporte

Graças à função de avaliação, pode avaliar os seus adjudicatários e adjudicantes após a realização dos transportes no Smart Logistics System. Deste modo, promove mais transparência no sistema enquanto utilizador – ordem a ordem.

Para todos os que adjudicam cargas

As suas vantagens:

Mais segurança: avaliações positivas relativas à comunicação, ao tratamento da mercadoria e pontualidade na carga e descarga permitem concluir que a carga se encontra em boas mãos.

Primeira escolha: com uma classificação da empresa positiva, sobe nas preferências das empresas de transporte como adjudicante.

Poupança de tempo: as avaliações de outros utilizadores do sistema permitem-lhe decidir melhor e mais depressa sobre o parceiro de negócios ideal para si.

Para todos os que os realizam transportes

As suas vantagens:

Mais segurança: avaliações relativas ao cumprimento dos prazos de pagamento, justiça e comunicação ajudam a escolher os parceiros de negócios.

Aumentar o valor da marca: avaliações positivas influenciam a classificação da sua empresa e, desse modo, pode destacar-se da concorrência.

Eficiência: graças a avaliações mais transparentes no Smart Logistics System, encontra opiniões representativas sobre potenciais parceiros de negócios num só local.

Aumente a segurança na escolha dos seus parceiros de transporte. Utilize a função de avaliação no Smart Logistics System!

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E assim funciona

Dar avaliações para ordens de transporte realizadas

Assim que chegar a data de descarga, os parceiros de negócios recebem uma notificação de que se podem avaliar mutuamente (com base numa escala de 5 estrelas). Por razões de rastreabilidade, as avaliações têm de ser realizadas através da aplicação Ordens de Transporte. Nos detalhes da ordem de transporte, pode realizar a avaliação e ver as suas.

Captura de ecrã do Smart Logistics System com a avaliação de uma ordem de transporte na bolsa de cargas da TIMOCOM

Avaliar diferentes categorias

Um adjudicante pode avaliar a comunicação com o parceiro contratual, a pontualidade da carga e descarga e, também, o tratamento da mercadoria e dos documentos.

Um adjudicatário avalia, além da comunicação, também a justiça dos acordos e o cumprimento dos prazos de pagamento.

Captura de ecrã do Smart Logistics System com a função de avaliação para parceiros de transporte

Classificação da empresa e avaliações individuais no perfil da empresa

No perfil da empresa é apresentada a classificação da empresa, a qual é calculada com base nas avaliações de adjudicatários e adjudicantes dos últimos 12 meses. Além disso, é possível visualizar a avaliação média em cada categoria. A classificação da empresa só é apresentada quando já existem, pelo menos, 5 avaliações.

Captura de ecrã do Smart Logistics System do perfil da empresa com avaliações

Razões pelas quais a função de avaliação é tão boa:

Utilize a função de avaliação no Smart Logistics System

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Tem dúvidas ou perguntas? Estamos ao seu inteiro dispor:

+49 211 88 26 88 26

info.pt@timocom.com

Perguntas frequentes

A função de avaliação da TIMOCOM baseia-se em transações, ou seja, as empresas são avaliadas através de transações.

Adjudicantes e adjudicatários podem avaliar-se mutuamente, desde que exista uma ordem de transporte aceite por ambas as partes no Smart Logistics System. Deste modo, garante-se que entre os parceiros contratuais existe realmente uma ordem de transporte em comum.

Ao avaliar um adjudicatário, pode avaliar as seguintes categorias:

  • Comunicação com a expedição
  • Pontualidade na carga e descarga
  • Tratamento da mercadoria
  • Tratamento de documentos

Ao avaliar um adjudicante, pode avaliar as seguintes categorias:

  • Comunicação
  • Justiça nas negociações contratuais
  • Pagamento

Cada categoria tem um peso igual na avaliação global. As subcategorias sem avaliação não são incluídas no cálculo.

Não, não é possível fazer comentários sobre uma avaliação. A repartição em subcategorias permite uma avaliação diferenciada, o que permite prescindir dos comentários. A TIMOCOM não está em condições de comprovar os comentários e, por isso, existe o perigo de publicação de injúrias ou afirmações que não correspondem à verdade, as quais podem, na pior das hipóteses, prejudicar a atividade comercial de uma empresa.

É importante garantir que entre adjudicatários e adjudicantes existe realmente uma ordem de transporte em comum, de modo a evitar manipulações do resultado da avaliação.

A avaliação da empresa no quadro de uma ordem de transporte é possível assim que for atingida a data de descarga da ordem de transporte.

Não. Só podem ser avaliadas as ordens de transporte concluídas após a entrada em funcionamento da função de avaliação.

A classificação da empresa é calculada com base na média da avaliação como adjudicatário e da avaliação como adjudicante.

Para a avaliação de adjudicante ou adjudicatário contribuem todas as avaliações de transações (ordens de transporte) dos últimos 12 meses.

A classificação da empresa é apresentada assim que existirem, pelo menos, 5 avaliações de adjudicatário ou adjudicante.

Assim que for possível efetuar uma avaliação, é enviada uma notificação através do sino no Smart Logistics System, bem como uma mensagem de correio eletrónico de notificação para o contacto indicado na ordem de transporte. Caso não tenha sido indicado um contacto na ordem, todos os utilizadores da empresa recebem uma notificação através do sino e uma notificação por correio eletrónico (condição: aceitação para este fim nas definições). Além disso, é enviado um lembrete através das vias atrás indicadas (só uma vez).

Uma avaliação pode ser alterada até ao final do período de avaliação, desde que apenas tenha sido guardada e não dada como final.

É possível solicitar, uma vez, uma correção ao parceiro contratual. O pedido pode ser enviado no Smart Logistics System através da vista de detalhe da ordem de transporte (secção “Avaliação”). Recomendamos que entre em contacto com o parceiro contratual, para poder expor diretamente as razões para o pedido.

Após a publicação, a avaliação é incluída na classificação da empresa, mesmo que exista um pedido de correção e este ainda não tenha uma resposta definitiva. Assim que for efetuada uma correção, a classificação da empresa é recalculada.

A resposta a um pedido de correção tem de ser dada no prazo de 7 dias.

A TIMOCOM, na qualidade de operador neutro da plataforma, não pode corrigir nem eliminar avaliações. Procure estabelecer contacto direto com o parceiro contratual e utilize a opção de correção que tem ao seu dispor.

Na vista geral de ordens de transporte, é possível filtrar por ordens que ainda não foram avaliadas.

Além disso, na página inicial, o widget “Avaliações” apresenta o número de avaliações em aberto. Com um clique, é apresentada uma lista das ordens por avaliar.

A função de avaliação da TIMOCOM baseia-se em transações. Isto significa que as empresas apenas se podem avaliar mutuamente se entre elas tiver, de facto, existido uma ordem de transporte em comum (comprovado através das ordens de transporte da TIMOCOM).

Deste modo, torna-se muito mais difícil manipular as avaliações, pois os concorrentes, por exemplo, não podem avaliar-se uns aos outros sem a correspondente transação.

Se deixar de ser cliente da TIMOCOM, perde a avaliação da sua empresa. Mesmo que volte a ser cliente mais tarde, a avaliação da sua empresa não pode ser reposta.

Contudo, no caso de empresas bloqueadas, a avaliação da empresa mantém-se e, após o desbloqueio no Smart Logistics System, volta a ser apresentada a todos os clientes.

Em caso de suspensão do contrato (não término), conserva todas as avaliações. No entanto, para a classificação da empresa apenas contam as avaliações dos últimos 12 meses. Por isso, se e quando o contrato for retomado, avaliações mais antigas deixam de ser tidas em conta e a classificação da empresa poderá também mudar.

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