skip navigation

Visão geral da rede de segurança

A segurança e a proteção do nosso sistema são para nós uma grande prioridade. Por isso, não só verificamos os clientes novos e os clientes existentes, como também lhes proporcionamos muitos serviços de segurança adicionais como utilizadores do Smart Logistics System.

Acesso sempre seguro ao Smart Logistics System

Os clientes da TIMOCOM recebem um acesso de segurança pessoal através de uma chave de segurança individual. Assim, após a ativação da respetiva conta, dispõem de um acesso cómodo, seguro e autorizado ao Smart Logistics System em qualquer altura.

No acesso móvel ao Smart Logistics System através de aplicação, também implementamos as mesmas normas da segurança. Desta forma, podem usar o seu PIN individual para obterem acesso à respetiva conta da TIMOCOM e também utilizar as aplicações do sistema.

As suas vantagens:
  • Obtenção de uma chave de segurança pessoal para aplicações de computador de secretária
  • Início de segurança com comodidade e segurança
  • Acesso móvel ao sistema através de aplicação
  • Ativação apenas para utilizadores autorizados

Um dos nossos pontos fortes: a segurança técnica

A rede de segurança da TIMOCOM contempla os necessários investimentos na mais moderna tecnologia IBM e Oracle. Os clientes dispõem do Smart Logistics System, que lhes permite trabalhar de forma rápida e segura.

Com a TIMOCOM não terá surpresas desagradáveis: dois centros de dados independentes, em locais diferentes, com o nível máximo de segurança, garantem uma utilização ininterrupta. Com efeito, os nossos sistemas estão preparados para um acesso em condições ótimas, mesmo em caso de catástrofe, graças aos sistemas completos de cópia de segurança, para que o Smart Logistics System possa continuar em funcionamento com a qualidade habitual.

A TIMOCOM oferece como especialista de TI:
  • Selo ISO/IEC 27001 centros de dados certificados e com eficiência energética
  • Transmissão segura de dados graças à ligação SSL encriptada
  • Monitorização e operações 24/7 com departamento de TI próprio
  • Múltiplas ligações redundantes à Internet
  • Firewall potente e sistemas antivírus com vários níveis
  • Todos os dados são “Alojados na Alemanha”
Alojado na Alemanha – Segurança de dados na TIMOCOM
“Tratamos os seus dados com o maior cuidado! Por isso, a TIMOCOM leva o selo de qualidade “Alojado na Alemanha”. Os dados dos nossos utilizadores são alojados na Alemanha e, assim, estão sujeitos ao direito alemão - e sobretudo à lei de proteção de dados alemã, que é considerada uma das mais rígidas da Europa.”

Marco Haack Diretor de Infraestruturas de TI e Serviços.

Regras rígidas: o acesso ao Smart Logistics System

Transparentes, limpos e competentes - assim são os negócios com a TIMOCOM. Para podermos proporcionar aos nossos clientes um elevado nível de segurança constante, as empresas que pretendam trabalhar com o sistema têm que cumprir determinados requisitos. Deste modo, já há mais de 135 000 clientes da TIMOCOM em boas mãos no que diz respeito à segurança. Este processo de admissão rigoroso levou a que, hoje em dia, ser cliente da TIMOCOM seja considerado um critério de qualidade.

Segurança no mercado à vista e contratual
  • Acesso à bolsa normalmente só após 6 meses após a criação da empresa
  • Confirmação de documentos importantes da empresa antes da celebração do contrato
  • Comprovação de cada novo cliente
  • Controlo permanente dos clientes mesmo após a celebração do contrato

Ao seu lado na defesa dos seus direitos

Na atividade quotidiana, acontece sempre haver faturas que não são pagas dentro do prazo. Para estes casos, existe Serviço de cobrança internacional da TIMOCOM. Este serviço entra em ação de uma forma rápida e descomplicada, visando clarificar se ainda se pode contar com aquele dinheiro. Uma vantagem é também o facto de os clientes internacionais serem acompanhados por colaboradores que falam a sua língua.

O Serviço de cobrança internacional tem mais um efeito secundário especial: são sobretudo empresas sérias as que tentam tornar-se membros da rede TIMOCOM.

Mais informações >

Prevenção com verificação prévia

Os nossos clientes devem utilizar o Smart Logistics System com eficiência e segurança no seu dia a dia – esta é a nossa missão. Como as transações se realizam diretamente entre os parceiros de negócios, é claro que entra em cena a diligência comercial de cada uma das partes.

Comprovar a identificação do parceiro de negócios:

  • Solicite ao potencial parceiro de negócios uma impressão da oferta em questão efetuada a partir do Smart Logistics System. Deste modo, pode verificar desde logo se o potencial parceiro de negócios tem acesso ao sistema.
  • Consulte perfil da empresa do potencial parceiro de negócios. Utilizando a função de documentos, o potencial parceiro de negócios deverá ter carregado documentos solicitados frequentemente para efeitos de identificação.
  • Efetue uma comparação dos dados constantes dos documentos carregados com os documentos no perfil da empresa armazenado.
  • Efetue uma comparação dos dados da pessoa de contacto; por exemplo, verifique se o nome, o número de telefone e o endereço de correio eletrónico estão guardados no perfil da empresa e são idênticos.

Caso após este controlo subsistam dúvidas em relação aos dados do parceiro de negócios, o serviço TIMOCOM Identify ajuda a identificar o potencial parceiro.

Elementos necessários para o pedido de identificação:

  • Impressão da sua oferta enviada pelo parceiro de negócios a partir do sistema
  • Cópia dos documentos carregados para o perfil da empresa e/ou dos documentos da empresa obtidos do parceiro de negócios
  • Formulário de pedido integralmente preenchido com indicação dos motivos para preocupação

Toda a documentação deve ser enviada para a TIMOCOM por correio eletrónico ou por fax:

+49 211 88 26 33 00

info.pt@timocom.com

Descarregar formulário de pedido (PDF, 792 kB)

No prazo máximo de 5 horas de trabalho, a equipa do TIMOCOM Identify efetua uma verificação completa e gratuita. A resposta é enviada por escrito – nos dias úteis, das 08h00 às 17h00.

O seu contributo para negócios mais limpos

Com o inteligente sistema de segurança multidimensional, a TIMOCOM dá um importante contributo para que tudo corra da melhor maneira possível no dia a dia dos seus negócios. Mas também pode contribuir pessoalmente com meios e medidas simples para aumentar significativamente sua segurança. Aqui oferecemos-lhe alguns auxílios.

Combater ativamente os roubos de carga em conjunto

Examinar as cadeias de aprovisionamento e eliminar os pontos fracos

Cinco empresas e instituições coordenaram o seu “know-how” e prestam um apoio ativo às empresas e motoristas envolvidos em toda a cadeia de aprovisionamento.

O objetivo: esclarecimento e sensibilização para o risco de roubos de cargas, desenvolvimento de estratégias práticas de defesa e apoio ativo no âmbito da aplicação das medidas de segurança.

Em toda a Europa, os roubos de cargas provocam todos os anos prejuízos globais superiores a oito mil milhões de euros. Para as empresas, os atrasos ou cancelamentos dos envios de mercadorias dão muitas vezes origem a paragens na produção ou cancelamento de encomendas. Os camionistas estão sujeitos a um perigo ainda maior. De facto, numa em cada cinco ocorrências, são agredidos e ameaçados de morte.

Se esta tendência não for contrariada, há o risco de aumento do número de roubos praticados por bandos de criminosos bem organizados. Por isso, as seguintes instituições e empresas em diferentes pontos da cadeia de aprovisionamento tomaram a decisão de prestar apoio específico às empresas e motoristas afetados:

  • O Departamento de Investigação Criminal do Estado da Baixa Saxónia
  • A Associação para a Segurança da Economia da Alemanha do Norte (Verband für Sicherheit in der Wirtschaft Norddeutschland, VSWN)
  • Teleroute e TIMOCOM, operadores de bolsas de cargas líderes de mercado
  • HDI-Gerling Industrie, uma seguradora especializada na indústria e nos transportes com uma longa história

As estratégias de defesa para minorar os riscos podem ser aplicadas em diferentes domínios, tais como:

  • Usar viaturas com os sistemas de segurança adequados ao tipo de carga e ao percurso. Importa sempre garantir que a viatura está segura e em condições de circular.
  • Não devem ser trocadas informações sobre o transporte na presença de terceiros não autorizados. Quanto menor for o número de suportes de informação, pessoas envolvidas no transporte e interfaces ao longo da cadeia de aprovisionamento, menor é o risco de uso abusivo dos dados.
  • Os motoristas devem dirigir-se a estações de serviço ou parques vedados e bem iluminados, em especial para pausas mais prolongadas ou para passar a noite. Os parques com estas condições devem ser preferidos logo na fase de planeamento dos itinerários.
  • Durante o transporte, não dar boleia a terceiros não autorizados. Os transportes devem ser seguidos em permanência, de modo a garantir um fluxo de comunicação permanente entre a central e os motoristas.
Lista de controlo para verificação de novos parceiros de negócios

Lista de controlo para verificação de novos parceiros de negócios

As regras mais importantes para negócios mais limpos

Por norma, a TIMOCOM procede a uma verificação de todos os seus novos clientes, antes mesmo de obterem acesso ao primeiro Smart Logistics System para a Europa. Desse modo, realizamos uma grande parte do trabalho de análise prévia para si. No entanto, também pode contribuir para a sua segurança na sua atividade diária.

Basta seguir alguns passos, com os quais os riscos de transações “pouco transparentes” poderão ser significativamente reduzidos antes da celebração do contrato. Por isso, a TIMOCOM preparou uma lista com as tarefas mais importantes para analisar os novos parceiros de negócio. Encontrará mais conselhos para evitar roubos de carga no próximo contributo para a iniciativa transeuropeia da TIMOCOM e da SCHUNCK.

Lista de controlo para verificação de novos parceiros de negócios
O seu controlo de segurança para evitar roubos de carga

O seu controlo de segurança para evitar roubos de carga

Com esta lista de controlo protegerá eficazmente a sua empresa contra burlas

As “ovelhas negras” não são novidade no setor dos transportes. A novidade é que os burlões estão cada vez mais ousados. Assim, torna-se tanto mais importante adotar meios e medidas que ajudem a evitar as burlas e os roubos.

A TIMOCOM GmbH desenvolveu em colaboração com a empresa SCHUNCK & CO. KG uma lista de controlo completa, que ajuda identificar a identidade dos seus parceiros de negócios antes da celebração do contrato. Aconselhamos as pessoas responsáveis a descarregarem a lista de controlo e avaliarem a seriedade do prestador de serviços de transporte através do questionário.

Lista de controlo para evitar o roubo de cargas
ir para cima