04.10.2021

Pacto Ecológico para a logística europeia

Saiba que medidas vêm aí e como pode começar já a transpô-las! Ir para o artigo

O Pacto Ecológico vai criar uma logística mais verde

O plano é ambicioso: até 2030 pretende-se que a UE já tenha dado passos importantes rumo à neutralidade climática. As medidas abrangem quase todos os setores de atividade, incluindo a logística. Neste artigo, saiba que medidas já foram propostas para o transporte de mercadorias e como pode começar já a transpô-las.

Objetivo importante: reduzir drasticamente as emissões

Não há dúvida de que vai haver um pacote legislativo para o clima na UE. A maioria dos deputados  ao Parlamento Europeu aprovou em outubro de 2020 um pacote legislativo. Agora, é preciso votar uma versão final. Situação atual: a Comissão Europeia apresenta propostas para a transição, que depois serão integradas no pacote legislativo para o clima. A prioridade na transposição para uma maior proteção contra as alterações climáticas, segundo a Comissão Europeia, deve ser a redução das emissões e mais depressa do que se vinha a fazer até agora. Visa-se a “introdução de formas mais ecológicas, económicas e saudáveis de transporte público e privado”. Estes objetivos terão profundas consequências para o setor da logística.

Comece já a reduzir as emissões de CO2 através da otimização dos seus processos de transporte:

Segundo estimativas da Comissão Europeia , o transporte de mercadorias vai continuar a registar um forte crescimento até 2030. Se tivermos em conta que o tráfego é uma das maiores fontes de emissões de CO2, as alterações previstas são compreensíveis em face deste aumento. O objetivo é evitar 90 por cento das emissões previstas pela EU. Para simplificar a transição para uma economia mais ecológica, a UE disponibiliza, no período 2021-2027, um pacote de auxílios que terá o valor mínimo de 100 mil milhões de euros.

O que significa isto para a logística?

Em seguida enunciamos os quatro aspetos mais importantes. Os dois primeiros ainda estão num futuro distante, mas os dois últimos podem ser transpostos já hoje.

Combustíveis alternativos: “inovações em tecnologias novas e ecológicas” fazem parte deste plano de ação climática. Entre elas encontra-se também a possibilidade de os camiões não produzirem emissões e usarem combustíveis alternativos, tornando o tráfego rodoviário mais sustentável. Está para ver em que medida será possível uma transição para os veículos pesados. A Comissão Europeia calcula que os combustíveis fósseis poderão representar 86% da utilização de combustíveis até 2050.

Novas tecnologias: além disso, já a partir de 2030, as tecnologias do futuro deverão ser parte integrante de uma mobilidade europeia ecológica, como a condução autónoma ou a mobilidade eletrónica. Ainda existem perguntas sem resposta no atual estado de desenvolvimento técnico. Em particular, está por solucionar o problema da propulsão. Nas comunicações de serviço da TIMOCOM já fizemos referência a aspetos éticos e jurídicos da condução autónoma, para os quais ainda é preciso criar legislação a nível europeu.

Para os aspetos parciais da legislação atrás referidos ainda é preciso encontrar formas de transposição. Com efeito, para os restantes objetivos, a logística já pode deitar mãos à obra.

Mais transporte combinado: o objetivo é retirar tráfego das rodovias, através das quais ainda se processa a maior parte do tráfego. Deverá ser feita uma aposta no desenvolvimento de estratégias concretas que permitam uma maior integração do transporte ferroviário, aéreo e fluvial. Até 2030, o transporte de mercadorias por barco e comboio deverá aumentar em mais de 50%.

A TIMOCOM está desde já a transpor as medidas em certos segmentos. A utilização do transporte fluvial está a ser promovida em conjunto com a Bargelink. Com este mercado para o transporte fluvial europeu, a TIMOCOM pode oferecer aos seus clientes acesso às ofertas do transporte combinado. Isto ajuda os setores de produção e comércio, as empresas de transporte e transportadores a otimizarem a adaptação às condições de mercado.

Maior eficiência no processo de transporte: Na estratégia para a mobilidade sem emissões na Europa, publicada em 2016, estipula-se que os processos de transporte, em particular, devem ser mais eficientes. É um elemento importante para poupar combustível e reduzir as emissões de CO2, e deve continuar a ser promovido. As propostas da Comissão Europeia são importantes para um futuro sustentável, mas na TIMOCOM acreditamos que se pode começar já.  As propostas da Comissão Europeia são importantes para um futuro sustentável. A TIMOCOM já disponibiliza opções que permitem trabalhar de uma forma sustentável e com vantagens económicas. O Smart Logistics System compreende nove aplicações, que permitem aumentar a eficiência do processo:

A aplicação Itinerários e Custos ajuda a melhorar a planificação de itinerários. Os 274 fornecedores de telemática ligados permitem localizar veículos e envios no sistema. Na bolsa de cargas é possível oferecer espaço de carga e evitar viagens em vazio. No mercado à vista, os operadores podem encontrar carga, incluindo cargas parciais, para otimizarem a carga da frota. Com a bolsa de armazéns, é possível alugar espaços de armazém para lidar com picos de capacidade e isto a evitar dificuldades nos processos de transporte.

Desta forma, o processo torna-se mais eficiente, diminuem as emissões de CO2- e o ambiente é protegido.

Mais de 45 000 clientes já fazem parte da rede da TIMOCOM e utilizam as aplicações do Smart Logistics System para aumentar a eficiência dos seus processos logísticos. Oferecemos à indústria e ao comércio, aos motoristas de pesados e às empresas de transporte um sistema que permite evitar viagens em vazio, gerir melhor a carga dos camiões e otimizar os processos de transporte – e também proteger o clima.

Caso pretenda começar já a preparar-se para o dia de amanha e tornar os seus transportes mais “verdes”, registe-se já na TIMOCOM.

Testar gratuitamente