skip navigation

Como é que a fruta e os legumes frescos chegam à nossa mesa?

Esta é a experiência do intermediário espanhol de fruta e legumes Germans Barri com os desafios da logística de produtos frescos

partilhar em:
13.01.2020

A logística porta a porta do transporte de produtos frescos, como fruta e legumes, exige a máxima pontualidade e profissionalismo. Além disso, os fornecedores têm de reagir com flexibilidade às ações do mercado e, por vezes, transportar “apenas” algumas paletes em vez de ocuparem um camião inteiro. Ainda por cima, o adjudicante pretende acompanhar a sua mercadoria online em permanência. Os requisitos do transporte são, no mínimo, tão exigentes como na produção. Por este motivo, a empresa espanhola Germans Barri não se limita a usar as mais recentes tecnologias de armazenamento e refrigeração para a sua fruta e legumes, adotando igualmente uma otimização digital dos processos de transportes.

 

­­­

“Quando contratamos um prestador de serviços de transporte através do sistema, podemos ter a certeza de que a mercadoria chega onde tem de chegar. Construímos um círculo próprio de parceiros de confiança, com os quais colaboramos regularmente.”
partilhar em:

O cliente

O que há 60 anos cabia numa pequena banca de fruta e legumes no Mercado de Born em Barcelona (o atual mercado grossista Mercabarna), estende-se atualmente por 2100 m2 e 12 bancas. O moderno armazém desta empresa familiar em segunda geração, gerida pelos irmãos Luis Barri e Salvador Barri, dispõe de uma área de 7.000 m2. Aqui são escolhidas, calibradas e embaladas diferentes variedades de batatas, cebolas e alface, rabanetes, couve-flor, brócolos, alho francês, cenouras ou tomates com recurso a tecnologias inovadoras. Exatamente como cada cliente precisa e pretende.

 

O desafio

30 por cento dos produtos da Germans Barri vão para o mercado grossista Mercabarna, 20 por cento para supermercados nacionais e estrangeiros, 10 por cento para o comércio grossista e 20 por cento para o comércio retalhista. Uma grande parte dos produtos, como as raízes de iuca da América do Sul, gengibre da China ou batata doce dos EUA, são importados. Em conjunto com as exportações para todos os países europeus, a Germans Barri movimenta, no total, 150 milhões de quilos de produtos frescos por ano.

 

“Oferecemos uma grande seleção de produtos a bom preço e com um ótimo serviço, assim como soluções de logística complementares. Os nossos clientes podem encomendar cargas que ocupam um camião completo ou apenas algumas paletes. Nestes casos, temos de ser flexíveis, por um lado, e cumprir todos os requisitos específicos da cadeia de frio, por outro. No final de contas, todos querem fruta e legumes frescos e suculentos, de boa qualidade, ao preço certo e entregues a horas”, explica Marta Barri, filha do fundador Ramón Barri e diretora do departamento administrativo e financeiro.

 

O maior desafio do negócio da Germans Barri é o facto de os interesses, as quantidade encomendadas e os ritmos dos adjudicantes variarem constantemente. “As encomendas e os itinerários estão sempre a mudar. Por isso, precisamos constantemente de novos prestadores de serviços de transporte. Até agora, o processo de pesquisa de parceiros de transporte era ineficiente e consumia muito tempo. De 2000 mensagens de correio eletrónico enviadas, apenas 10 a 20 por cento eram lidas. Isto é pouco produtivo e, muitas vezes, irritante, pois é preciso andar constantemente atrás das pessoas. No setor dos produtos frescos, estamos constantemente sobre pressão do tempo e dos exigentes requisitos técnicos do transporte refrigerado”, afirma Natalia Echeverry, responsável pela expedição na Germans Barri.


As soluções

A TIMOCOM reúne mais de 43 000 utilizadores no seu Smart Logistics System. Graças a esta rede, o sistema oferece uma grande diversidade na pesquisa do parceiro de negócios adequado. Numa pesquisa de viaturas no mercado à vista, este elevado número de utilizadores da rede permite uma grande velocidade de reação dos outros utilizadores da TIMOCOM. Deste modo, Natalia Echeverry ganha segurança no planeamento e pode reagir com agilidade: “Quando publico uma oferta de carga, sei que em dez minutos vou receber uma resposta de um prestador de serviços adequado.”

A procura simples de prestadores de serviço também facilita o trabalho diário de expedição: “Até se pode executar várias pesquisas em simultâneo. Graças aos filtros, é possível ajustar a pesquisa à finalidade necessária: tipo de veículo, comprimento da carga, percurso, etc.”, acrescenta Natalia Echeverry. Outro aspeto importante é a confiança que o Smart Logistics System da TIMOCOM proporciona com a autorização de localização dos prestadores de serviços: “Quando contratamos um prestador de serviços de transporte através do sistema, podemos ter a certeza de que a mercadoria chega onde tem de chegar. Construímos um círculo próprio de parceiros de confiança, com os quais colaboramos regularmente.”

Graças à atribuição de cargas simplificada, mais rápida e mais segura, a Germans Barri pode concentrar-se em todas as outras tarefas e aumentar a qualidade do serviço completo da sua logística porta a porta.

 

ir para cima

Ao usar este site aceita a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios. Saiba mais