18.08.2020

Atrasos nos pagamentos: O que fazer quando o cliente não paga?

Três sugestões do serviço de cobrança para a gestão de valores a receber

Três sugestões do serviço de cobrança em caso de atrasos nos pagamentos

O transporte está concluído, mas a conta da empresa permanece vazia. Qualquer operador de logística parte do princípio de que após recebimento das mercadorias também a fatura será paga pelo cliente. Quase todas as empresas conhecem situações em que o parceiro de negócios paga demasiado tarde ou nem sequer paga. Se o prazo de pagamento for ultrapassado, pode dirigir-se a um advogado. Contudo, o recurso aos juristas só deve ser uma opção quando todos os outros meios estiverem esgotados. Partilhamos consigo três sugestões para os empresários lidarem com faturas pendentes de pagamento e receberem o seu dinheiro.

Antes de optar pela via judicial, morosa e muitas vezes dispendiosa, pode recorrer a outros meios para a cobrança de valores a receber.

1.º Emita uma fatura

Parece simples, mas é importante. Quando mais cedo emitir uma fatura e a enviar ao cliente, mais depressa virá o pagamento. Indique claramente a data de vencimento do montante da fatura. Isto proporciona clareza para todos os intervenientes e, assim, o cliente sabe até que dia tem de efetuar os pagamentos. Em geral, as empresas optam por um prazo de 30 dias.

2.ª Contate o parceiro de negócios

Se o dinheiro do adjudicante não for recebido no prazo acordado, faz sentido agir de imediato. É pouco provável que o cliente não tenha efetuado o pagamento por maldade. Procure estabelecer comunicação com o seu parceiro de negócios. Pode ser uma conversa ou uma notificação a relembrar o montante pendente de liquidação. Formule um texto objetivo e ordenado, indicado o assunto específico e os seguintes elementos:

  • tipo de prestação de serviço, data e número da fatura;
  • montante;
  • prazo de pagamento, com a data exata;
  • consequências de não efetuar o pagamento.

3.ª Contrate um serviço de cobranças

Se, após uma conversa ou uma notificação por escrito, a fatura continuar por pagar, não deve baixar os braços demasiado cedo. Antes de recorrer a um advogado e ir a tribunal, um serviço de cobrança pode entrar em ação para recuperar o seu dinheiro. O Serviço de cobrança internacional da TIMOCOM está à disposição dos utilizadores do Smart Logistics System em toda a Europa sempre que necessário.  O serviço pode ser contratado online com toda a comodidade. Falantes nativos de 25 línguas assumem o papel de mediadores neutros, com vista a fazer valer as suas pretensões. A equipa do Serviço de cobrança da TIMOCOM tem um histórico de sucesso superior a 86 %.

Ainda tem um pagamento pendente? Obtenha informações, sem compromisso, sobre o serviço de cobrança da TIMOCOM e fique a saber os custos previamente na calculadora de comissões. Encontrará mais informações no nosso sítio Web.

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