TIMOCOM Logo

JavaScript está desativado no seu browser.

A funcionalidade deste site está por isso reduzida. Para aumentar a funcionalidade e o conforto, por favor, habilite temporariamente o JavaScript nas configurações do seu browser.
TIMOCOM – Dicionário-de-transporte
Dicionário de transporte

Transporte pago

Transporte pago utiliza-se na linguagem comercial para denominar entregas nas quais o vendedor, e não o comprador, arca com as despesas de transporte.

O termo contrário é "ex works" ou "a disposição" que estabelece que o destinatário é responsável pelos custos do transporte ou frete. Além disso, existem outras cláusulas comerciais (inglês: Incoterms), que regulam as condições de entrega em transporte. Todas estas cláusulas referem-se não só ao pagamento do transporte, mas também a denominada transferência de riscos, que indica o momento cronológico em que o remetente transfere a resposabilidade sobre o estado da mercadoria ao destinatário.

O conceito
Transporte pago é a tradução da palavra "franko" que vem do verbo italiano "affrancare" (em português, franquiar) Um bom exemplo é o selo: também neste caso o transporte da carta é assumido pelo remetente ao franquiar o selo.

Na Alemanha a palavra "Franko" está cada vez mais obsoleta e vem sendo substituída pelo termo "frei Haus" ou "entrega grátis" que tem o mesmo significado.
Ao usar este site aceita a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios.