TIMOCOM Logo

JavaScript está desativado no seu browser.

A funcionalidade deste site está por isso reduzida. Para aumentar a funcionalidade e o conforto, por favor, habilite temporariamente o JavaScript nas configurações do seu browser.
TIMOCOM – Dicionário-de-transporte
Dicionário de transporte

Logística 4.0

Por Logística 4.0 entende-se a logística mais moderna que inclui a interconexão, digitalização e computação em nuvem. Desta forma a tarefa dos responsáveis por logística não se limita, como antes, ao simples transporte, mas também a coordenação multifuncional e supraempresarial da logística em toda cadeia de fornecimento.

O conceito
Logística 4.0 foi criado em referência ao conceito Indústria 4.0 que foi utilizado pela primeira vez em 2011 em Hannover na Feira IAA, de acordo com a qual estamos na quarta revolução industrial. A primeira ocorreu com a utilização de energia de vapor, a segunda com a utilização de energia elétrica e a introdução das cadeias de produção. A terceira revolução industrial - também denominada revolução digital - começou com a automatização da produção e o uso da eletrônica como por exemplo os controladores lógicos programáveis.

Logística 4.0 segue com esta tendência abarcando a moderna tecnologia da informação e a comunicação. Sistemas inteligentes interconectados digitalmente devem permitir a comunicação direta entre pessoas, máquinas, instalações, logística e produtos. Se a logística é integrada em uma etapa precoce da cadeia de fornecimento é possível conseguir uma otimização "just-in-time" da produção. Por outro lado os transportadores esperam uma maior segurança na planificação, uma utilização ainda melhor de sua frota e tempos de espera mais curtos nos pontos de carga.
Ao usar este site aceita a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios.