Quando os armazéns servem não só para guardar mercadorias mas também para gerar lucros

Como transformar espaços vazios no armazém em lucros.

29.11.2019

Ainda faltam seis semanas até ao Natal, mas já se nota a atividade comercial típica da época – para a Páscoa. A ocupação dos armazéns já atinge níveis altíssimos e os espaços livres escasseiam. A curto e médio prazo praticamente não há espaço de armazém disponível – ou assim parece. Além disso, a pesquisa de operadores adequados pode consumir muito tempo, e tempo é dinheiro. Não faria sentido existir uma aplicação que estabelecesse, de forma simples, uma ponte entre os operadores de armazéns e logística e potenciais interessados nesses espaços? Com um simples clique no rato?

Espaço livre em armazéns não escasseia apenas nos picos de atividade. Com uma bolsa de armazéns, os operadores de armazéns e logística e os potenciais interessados podem colaborar de uma forma simples e expedita.

Onde guardar as mercadorias?

Acontece a toda a hora: um camião chega atrasado ao local de descarga. No local, o motorista conclui que não pode descarregar a mercadoria, pois o departamento de receção de mercadorias está encerrado. Contudo, o motorista tem de assegurar que a superfície de carga fica desimpedida. Com efeito, tem mais uma ordem de transporte para o local de carga seguinte e o tempo urge. Cada minuto que o camião fica com a mercadoria custa dinheiro. É necessário encontrar uma solução e rapidamente. A ajuda vem sob a forma de uma bolsa de armazéns. Quer se trate de um problema urgente no local de descarga ou de uma necessidade de espaço de armazenagem suplementar para dar resposta a um pico de atividade sazonal: com uma bolsa de armazéns, os operadores de armazéns e logística e os potenciais interessados podem colaborar de uma forma simples e expedita.

Como funciona a bolsa de armazéns?

Uma bolsa de armazéns baseada na web funciona como um motor de busca. Os espaços e superfícies de armazenagem livres podem ser oferecidos e intermediados na bolsa. Os operadores usam o sistema para fornecer toda a informação relevante sobre a sua capacidade disponível. As empresas que tenham mercadorias mas não disponham de espaço de armazém ou logística suficiente e/ou adequado, podem encontrá-lo através de uma bolsa. Uma consulta de pesquisa apresenta resultados adequados aos produtos a armazenar. Para o efeito, o utilizador começa por fornecer à bolsa de armazéns os critérios pretendidos através do formulário de pesquisa, como o tipo de armazém, o tamanho e o local. O sistema calcula as correspondências entre a consulta de pesquisa e a oferta de espaços de armazenagem disponíveis que foram introduzidos no sistema. Resultado: uma lista de espaços de armazenagem ou logística potenciais e livres, que apresenta todos os dados relevantes e permite estabelecer um contacto direto.

Porquê usar uma bolsa de armazéns?

A resposta é simples: com uma bolsa de armazéns baseada na web, as empresas podem reagir com toda a rapidez e flexibilidade a eventuais necessidades súbitas de armazenamento. Por outro lado, assim evitam-se também espaços vazios e otimiza-se a utilização das capacidades disponíveis. Espaços vazios são capital parado. Além disso, uma bolsa de armazéns não traz vantagens só em períodos de pico. Mesmo quando a procura diminui, é possível otimizar a ocupação dos armazéns. Uma bolsa de armazéns é a melhor alternativa para evitar espaços vazios ao longo de todo o ano – e, desse modo, gerar lucro com que não se contava. Para transitários e empresas, também prevalecem as vantagens. Com recurso a uma bolsa de armazéns, podem selecionar armazéns em toda a Europa em cima da hora e com uma pequena equipa, assim como comparar custos.

Desta forma, as probabilidades de encontrar soluções adequadas na bolsa de armazéns são proporcionais à dimensão e à diversidade das ofertas. Por isso, a TIMOCOM também disponibiliza, por exemplo, uma bolsa de armazéns no seu Smart Logistics System, que é de longe a maior e mais variada bolsa de armazéns da Europa – sem custos adicionais. Os utilizadores do sistema têm acesso automático à bolsa de armazéns e, potencialmente, a mais de 7 000 operadores de armazéns em 44 países europeus. Aí é possível encontrar as mais diversas necessidades: desde a armazenagem por longos períodos até reservas a curto e médio prazo de superfície de armazém. E, assim, também é possível usar uma bolsa de armazéns para encontrar espaço de armazém adequado para os produtos típicos da Páscoa, como os ovos de chocolate ou as amêndoas.