07.05.2018

Barómetro dos transporte da TimoCom: procura de espaço de carga em camiões na Europa ultrapassa pela primeira vez as capacidades disponíveis

(1)

Erkrath, 07.05.2018 – A procura de capacidades de carga disponíveis nas estradas europeias continua a crescer. No primeiro trimestre de 2018, o número de ofertas de cargas no mercado de transportes da UE ultrapassou o número de ofertas de camiões numa proporção média de 54:46. Este resultado ilustra a avaliação do mercado efetuada pelo barómetro dos transportes da TimoCom, o indicador setorial da evolução do transporte rodoviário de mercadorias na Europa.

No primeiro trimestre do ano anterior, a proporção de ofertas de cargas/camiões situara-se em 43:57. Em 2016, a proporção de 30:70 registada no período comparável denotava ainda um considerável excesso de ofertas de camiões livres.

“A tendência de subida da procura não tem fim à vista”

Mudança nos sinais do mercado

“Os sinais no mercado de transportes mudaram muito nos últimos três anos”, afirma o Porta-Voz da Empresa TimoCom,  Senhor Gunnar Gburek. “Se, há bem pouco tempo, as empresas de transportes se viam obrigadas a correr atrás das suas margens, hoje podem dar-se ao luxo de escolher graças ao excesso de pedidos de transporte e selecionar os percursos mais convenientes.”

Esta evolução encontra correspondência no forte crescimento económico na Europa. A autoridade estatística Eurostat anunciou que, em 2017, na UE e na área do euro, está previsto um crescimento económico de 2,5 por cento, atingido um máximo de dez anos. As perspetivas de evolução económica na Alemanha também apontam para altos voos sustentados. Segundo dados do instituto federal de estatística, as exportações crescerem 8,6 por cento em janeiro de 2018 face ao ano anterior, tendo as importações subido 6,7 por cento face ao mês homólogo do ano anterior.

Tendência de subida da procura sem fim à vista

“A tendência de subida da procura não tem fim à vista”, declara Gburek tentando perspetivar a evolução futura do mercado. “Além dos esforços para solucionar questões estruturais, todos os intervenientes no mercado dos transportes têm a responsabilidade, mais do que nunca, de evitar viagens em vazio e melhorar a eficiência de utilização das capacidades disponíveis. Os princípios de cooperação do projeto europeu NexTrust dão bons exemplos para o efeito.” O objetivo do NexTrust é a reformulação dos transportes através da cooperação útil entre empresas e, desse modo, contribuir também para transportes mais ecológicos.